Luto e Perdas – programa de integração

Inscrição
Luto e Perdas

Sobre o programa

 

A perda reveste a dimensão humana. Viver é um constante estado de morte e renascimento. Nada permanece, nada se mantém igual. Ao longo do ciclo de vida atravessamos inúmeras perdas e todas deixam cicatrizes com um profundo impacto doloroso.

A transmutação da dor em aprendizagem e crescimento possibilita uma nova compreensão destes processos de luto.

Este programa é dirigido a toda e qualquer pessoa que tenha vivido uma perda – a morte de um ente querido, de um animal de estimação, o fim de um relacionamento, o término de uma função laboral – e que deseje vivenciar essa perda de forma mais pacificada.

Metodologia

 

Propõe-se um processo grupal onde, num ambiente seguro, de não julgamento e compassivo, sob compromisso de privacidade e confidencialidade, a dor de cada um poderá ser acolhida, revista e ressignificada.

Porquê um processo em grupo? É tantas vezes através do olhar dos outros que nos amplificamos e conseguimos descobrir novas possibilidades. Intervir em grupo nos processos de luto não significa que todo o processo de luto seja igual. Ainda que o luto seja uma experiência humana normal, cada pessoa faz o seu luto de forma subtilmente diferente. A terapia de grupo apoiará a compressão da sua perda, mostrará equivalentes e contrastes, e desta forma potenciará a descoberta conjunta e expressão de sentimentos rumo a um caminho de (re)nascimento apesar da dor.

Este programa não propõe eliminar a dor. Ao longo de 10 sessões, os exercícios, específicos e bem diferenciados, apoiarão cada pessoa a uma expressão plena, respeitando os limites e vontades individuais, de forma a que a dor seja melhor acolhida e integrada.

O grupo será conduzido pela médica psiquiatra Dra. Clara Pinho e pela psicóloga clínica Dra. Mariana Amorim, que orientarão o grupo e acompanharão o processo de cada indivíduo.

Clara Pinho é médica psiquiatra e psicoterapeuta especialista em Psicoterapia Centrada, com desenvolvimento pessoal na modalidade de grupo de psicodrama, supervisão de grupos, psicoterapia de Grupo e Grupos Balint.

Mariana Amorim é psicóloga clínica, psicoterapeuta, Diretor de Psicodrama pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama e terapeuta EMDR. Tem-se especializado e desenvolve a sua experiência profissional, sobretudo na intervenção com grupos, trabalhando vários temas, entre eles, o Luto.

Calendário do Programa

 

7 de janeiro | Sessão de apresentação do Programa

Sessão 1 – 17 de janeiro – Espaço de Grupo, colo para o Luto

Sessão 2 – 31 de janeiro – Sentir o Luto

Sessão 3 –14 de fevereiro – Desembaraçar memórias, embalar histórias

Sessão 4 – 28 de fevereiro – Acolher o luto: não esquecer; lembrar sem tanto sofrer

Sessão 5 – 14 de março – O significado da minha perda

Sessão 6 – 28 de março – O corpo enlutado, o corpo vivenciado

Sessão 7 – 11 de abril – A harmonia da permanência

Sessão 8 – 2 de maio – O que o meu luto me comunica

Sessão 9 – 16 de maio – Balanço: o ciclo que se conclui, a vida que continua…

Sessão 10 – 30 de maio – Encerramento, amor em movimento…

O Programa de Integração de Luto e Perdas terá início em janeiro de 2022, decorrerá às segundas-feiras, às 18h30, com periodicidade quinzenal.

Preço do programa completo

€350 para inscrições até 17 de dezembro;

€380 para inscrições feitas após esta data.

Share This