Linda Candeias
Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta
Percurso formativo
Licenciatura em Psicologia
Pré-especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2001-2006)
Mestrado em Temas de Psicologia
Especialização em Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (2008-2010)
Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016);
Especialidade Avançada em Neuropsicologia, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (2020).
formação Pós-Graduada e outras
– Pós-graduação em Psicologia na Orgânica dos Centros de Saúde, pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte (2006-2007);
– Pós-graduação em Neuropsicologia Pediátrica, pelo CRIAP – Psicologia e Formação Avançada (2010-2011);
– Pós-graduação em Neuroeducação, pelo Instituto Português de Psicologia e certificada pela Sociedade Portuguesa de Neuropsicologia (2013-2014);
– Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência, pelo Instituto Português de Psicologia (2014-2015).
Outras Formações/Certificações
– Especialização Avançada em Psicopatologia da Criança e do Adolescente, pelo CRIAP – Psicologia e Formação Avançada (2019);
– Orientação Escolar e Profissional, pelo Instituto de Alcoologia – Porto (2006);
– Intervenção Multidisciplinar nas Perturbações do Comportamento Alimentar e na Obesidade, pela FPCE-UP (2007);
– Luto: Intervenção Psicológica em Diferentes Contextos, pela FPCE-UP (2008);
– Curso sobre a Escala de Desenvolvimento Mental de Ruth Griffiths, pela Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (certificado pela Association for Research in Infant & Child Development) (2008);
– Curso de Cuidados Centrados no Desenvolvimento e na Família, pelo Serviço de Neonatologia da UAG-MC, Hospital de São João EPE (2009);
– Curso Avançado em Dislexia, pelo CRIAP – Psicologia e Formação Avançada (2013);
– Workshop em Reabilitação Neuropsicológica Cogweb, pelo CRIAP – Psicologia e Formação Avançada (2014);
– Reabilitação Neuropsicológica: Da Teoria à Prática, pela FPCE-UP (2014);
– Conceitos Básicos num Processo de Avaliação Neuropsicológica: Estruturação da Consulta e Elaboração do Relatório de Avaliação, pela FPCE-UP (2014);
– Curso Neuropsicologia Infantil: Da Avaliação à Intervenção, pela FPCE-UP (2014);
– Curso de Introdução às Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais de 3ª Geração, pelo Instituto Português de Psicologia (2015);
– Curso Avançado de Hiperatividade com Défice de Atenção: Avaliação e Intervenção, pelo CRIAP (2015);
– Avaliação Neuropsicológica com a BANC–Nível Inicial, pela Hogrefe (2017);
– Curso Prático de Perturbações do Espetro do Autismo, pelo CRIAP – Psicologia e Formação Avançada (2019);
– Workshop – Play Therapy, pelo CRIAP – Psicologia e Formação Avançada (2020);
– Curso Especializado em Terapia de Aceitação e Compromisso, pela Psikontacto – Núcleo de formação e Intervenção Terapêutica (2020);
– Formação EMDR – Nível 1, pela Go4 Consulting (2021).
Empreendedorismo
– Co-criadora do Programa EmoGenius, um programa de promoção das competências socioemocionais em idade pré-escolar (com o apoio da FPCE-UP).
Atividade Científica
– integrante da Comissão Científica – 1ª Reunião de Saúde Mental da Criança e do Adolescente, Centro da Criança e do Adolescente, Hospital CUF Porto (2012);
Publicações
– Stress e Satisfação Parental no Serviço de Neonatologia do Hospital de São João, Gustavo Rocha, Linda Candeias, Madalena Ramos, Teresa Maia, Hercília Guimarães, Victor Viana – Ata Médica Portuguesa, Suplemento Nº 2/2011;
– A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e as Perturbações de Linguagem – Revisão da Literatura, Linda Candeias – Psicologia na Atualidade, Nº 4, 2011;
Outras publicações
– Avaliação do Processamento Fonológico e da Compreensão em Crianças com PHDA, Micaela Guardiano, Linda Candeias, Júlia Eça Guimarães, Victor Viana, Paulo Almeida – Psicologia, Saúde & Doenças, Volume 14, Nº 3, 2013;
– Avaliação da Leitura e Escrita de Crianças com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção, Micaela Guardiano, Linda Candeias, Júlia Eça Guimarães, Victor Viana, Paulo Almeida – Ata Pediátrica Portuguesa, Volume 45, Nº 2, 2014.
Psicologia Clínica
Psicologia Pediátrica
Neuropsicologia
Psicoterapia