Mariana Amorim

Psicóloga Clínica

Mariana Amorim é Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, desde 2011. É especialista em psicoterapia e necessidades educativas especiais, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses e formada em psicodrama, pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama, desde 2015.

Outras formações alargam o âmbito da sua intervenção, enquanto psicóloga clínica, nomeadamente, na prevenção de comportamentos disruptivos na deficiência intelectual (APPACDM de Gaia, 2014); prevenção de maus-tratos sobre a pessoa com deficiência (idem, 2015); PRT nível 1 – tratamento comportamental para o autismo (idem, 2016). Manteve, ainda, uma formação sistemática em temas de autismo, pela Associação “Vencer o Autismo”. Foi discente na formação PRESSE, Programa Regional de Educação Sexual em Meio Escolar (São João da Madeira, 2012).

Psicoterapeuta

Enquanto psicoterapeuta, para além do acompanhamento clínico individual, desenvolve muita da sua intervenção no âmbito grupal, enriquecida com novas modalidades terapêuticas, através da arte, promovendo o pensamento abstrato e criatividade como formas de acesso, recuperação e manutenção da saúde psicológica.

A formação no âmbito da terapia pela arte passa pela participação no Seminário Internacional de Inclusão pela Arte, promovido pela associação Vo’Arte (2013); Dança Inclusiva, pela Faculdade de Desporto da UP (2013), pela Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral e Associação Vo’Arte (outubro 2013), pela APPACDM da Anadia com a CIM e Crinabel Teatro (2015) e pelo Lab inDança, grupo “Dançando com a Diferença” (dezembro de 2015);

É professora de teatro, dramaturga e diretora artística, na “Oficina de artistas”, grupo de teatro terapêutico e na Associação de Promoção da Juventude, intervindo no aspeto educativo de desenvolvimento de competências de crianças e jovens.

É diretora artística do “Grupo de Teatro Recriarte”,  que pretende a valorização da pessoa para além da deficiência.

É professora de música, movimento e drama com especial foco em grupos com deficiência intelectual.