Desafios da Parentalidade

Inscrição
desafios da parentalidade

Sessão gratuita

Os temas Parentalidade e Educação estão, cada vez mais, na ordem do dia. Se existia alguma relutância sobre a necessidade de (re)aprender para educar, os mais recentes desafios que o mundo enfrenta, que trouxeram mudanças a todos os níveis e acarretaram novos desafios a pais, cuidadores e profissionais, tornaram premente esta necessidade.

  • Porque é que o meu [email protected] tem comportamentos desafiantes? Como posso ajudar na resolução dos mesmos?
  • Que tipo de relação quero ter com o(s) meu(s) [email protected](s)? O que lhes quero transmitir?
  • Que mãe/pai/cuidador quero ser? Sob que valores me quero nortear?
  • O que é que realmente importa na educação de uma criança/jovem?

Estas são algumas das questões que abordaremos nesta sessão de orientação, à luz da Parentalidade Consciente.

A Parentalidade Consciente propõe-se ajudar a melhorar as relações entre pais e filhos, adultos e crianças/jovens. Construir relações saudáveis, fortes, de confiança, baseadas no respeito mútuo e responsabilidade pessoal. Para tal, é necessário conhecermo-nos, compreendermos o desenvolvimento global das crianças e jovens e (re)aprendermos a estabelecer laços afetivos e coesos, através da nossa comunicação.

Esperamos por si para esta viagem ao novo mundo da Parentalidade!

Sueli Simões Elisabete Gama é Facilitadora de Parentalidade Consciente e Coach, com formação em Neurofisiologia, Ciências do Sono e Terapia da Fala.

Sobre a Dra. Elisabete Gama

Facilitadora de Parentalidade Consciente desde 2018, certificada pela Academia de Parentalidade Consciente, fundada por Mikaela Ovén. Trabalha para a construção de relações mais autênticas, coesas e felizes entre pais e filhos, através da Comunicação Consciente e Não Violenta.
Colaborou ativamente como Consultora de Desenvolvimento Infantil e Terapeuta da Fala no Grupo de Fendas Labiopalatinas do Hospital Lusíadas Porto (Novembro 2012 a Abril de 2021) e, desde Novembro de 2020, mantém estas funções concomitantemente às de Coach Parental na plataforma online Atlas Lipicast – Informação, Orientação e Acompanhamento em Fenda Labiopalatina.

É licenciada em Neurofisiologia (2000-2004) e em Terapia da Fala (2006-2011) pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto (atual Escola Superior de Saúde do Porto). Pós-Graduada em Ciências do Sono (2005, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), em Motricidade e Sensibilidade Orofacial e Disfagias Orofaríngeas (2012 e 2013 – Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa e EPAP).

O que é o Coaching Parental?

Trabalho focado nos desafios dos pais no exercício da sua parentalidade. Visa a identificação e compreensão desses desafios à luz da Parentalidade Consciente, identificando a(s) causa(s) do(s) problema(s) e auxiliando na resolução do(s) mesmo(s). O Coaching é uma das metodologias utilizadas permitindo, através do questionamento, o esclarecimento do(s) desafio(s) e todas as condicionantes envolventes, a identificação de obstáculos que impedem a sua resolução e encontrar as soluções que mais se adequam a cada caso. O foco da intervenção são as relações familiares, sendo que o trabalho incide na comunicação como veículo para a construção de relações mais autênticas, coesas e felizes.

Parentalidade Consciente – o que é? É um novo paradigma sobre o exercício da maternidade/paternidade, baseado nos estudos mais recentes das neurociências, que pretende facilitar a compreensão do desenvolvimento psico-emocional das crianças e jovens e, assim, auxiliar os pais a ultrapassar os desafios que sentem no relacionamento com os seus filhos. Mais do que um conjunto de regras para educar, a Parentalidade Consciente é um convite à reflexão dos pais, através da informação, do questionamento e da prática das atitudes de Mindfulness, para que estes possam, à luz do conhecimento, reencontrar o caminho para a construção da família que sempre desejaram ter.